domingo, 17 de outubro de 2010

Ypê : ecologicamente usando marketing

Vejano próprio site da Ypê.

Desde 1950 a Ypê vem fazendo com que seus produtos, serviços e processos atuem dentro dos parâmetros legais e ecologicamente corretos. Em 2007, inaugurou o projeto Florestas Ypê, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que atua no plantio de milhares de árvores, em áreas previamente determinadas e acompanhadas, principalmente, pela comunidade circundante.



Depois do surgimento desse projeto, a empresa se lançou na mídia com uma série de propagandas com apelo ambiental. Estas, incentivam o consumo de seus produtos, alegando que ao comprá-los, o consumidor estará ajudando a preservar o ecossistema aquático, incentivar o plantio de árvores e a preservação do planeta para as futuras gerações. O grande problema, é que atualmente, a preservação ambiental é uma grande ferramenta das empresas para aumentar as vendas e combater a concorrência, para isso, elas utilizam diferentes meios de persuasão, muitas vezes apelativos.
            
             “ O conforto de hoje provoca efeitos na natureza. Pensando nisso, a Ypê vai plantar milhares de árvores para ajudar a melhorar o mundo, e você não vai gastar nada a mais com isso. Compre Ypê, a gente planta árvores para você.”  Ypê,2007.
           
            O comercial acima, deixa claro que a empresa Ypê deixou de ser apenas de caráter ecologicamente correto para um caráter de marketing apelativo, uma vez que o tema meio ambiente está em alta nos dias atuais, nada mais inteligente do que a empresa se mostrar por dentro e participativa de um assunto universal.
            Mesmo com propagandas, slogans e ações ecologicamente corretas, como por exemplo, plantar árvores, não deixa a empresa exclusa dos grandes prejuízos que esta pode causar ao meio ambiente, já que nada é menos ecológico do que fabricar detergentes e outros produtos de limpeza. Estes causam a poluição e eutrofização dos corpos d’água, um assunto totalmente inverso ao discurso de preservação ambiental.

Veja esses comerciais daYpê:






Os comerciais acima deixam claro que a empresa Ypê deixou de ser apenas de caráter ecologicamente correto para um caráter de marketing apelativo, uma vez que o tema meio ambiente está em alta nos dias atuais, nada mais inteligente do que a empresa se mostrar por dentro e participativa de um assunto universal.
Efeito da poluição pela produção de detergentes.

Mesmo com propagandas, slogans e ações ecologicamente corretas, como por exemplo, plantar árvores, não deixa a empresa exclusa dos grandes prejuízos que esta pode causar ao meio ambiente, já que nada é menos ecológico do que fabricar detergentes e outros produtos de limpeza. Estes causam a poluição e eutrofização dos corpos d’água, um assunto totalmente inverso ao discurso de preservação ambiental.
 

            “ É bom que as empresas queiram ser sustentáveis e socialmente responsáveis. É ótimo que comecem a fazer algo nesse sentido. Mas é péssimo quando, ao tentar fazer isso, elas reforçam os argumentos de quem deseja jogar a responsabilidade social empresarial na vala comum das espertezas marqueteiras." Aron Belinky para a revista Guia Exame, no ano de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário