domingo, 10 de outubro de 2010

Evolução do Logo da BP

Com base na nossa postagem anterior, será contada a hitória do logo da British Petroleum visando os aspectos relacionados com a quebra de paradigma com a virada do milênio a partir do questionamento do modo de vida contemporâneo e a idéia de preservação ambiental.


Evolução do Logo da British Petroleum
Imagem retirada do site de BP mostrando as modificações feitas em seu logo com o passar do tempo.

Antes de ser oficialmente uma marca a BP era uma gama de produtos. Em 1917, latas de combustível que haviam sido vendidos sob o rótulo "Palm Tree Oil” foram comercializados como" BP ". A gasolina BP rapidamente teria ganhado fama pela imaginação dos motoristas, tanto na Grã-Bretanha e na Europa continental. As letras apareceram em propagandas sobre as bombas e nas laterais dos caminhões de entrega.
Em 1920, um deputado da AR Saunders ganhou um concurso para projetar a marca BP. Era um quadrado com um “B” e um “P”, com asas em suas bordas, fixado para o esboço de um escudo. As cores dentro do escudo poderiam ser vermelho, azul, preto, verde, amarelo ou branco. Mas na década de 30, foi enviada uma carta pelos executivos às filiais pedindo-lhes que todos possam utilizar um logo consistente, e as cores verde e amarelo passaram a ser usadas como norma.
O escudo serviria a empresa por 80 anos, todos apresentaram algumas mudanças sutis ao longo de sua história.
No final do século XX, a BP uniu-se com a Amoco, seu nome passou a BP Amoco, e o escudo apareceu lado a lado com uma tocha igual o logo da antiga Amoco.
O Sol de Hélios BP.
Nos anos 2000, a BP passa a ser um grupo de empresas que incluíam Amoco, Arco e Castrol, passou usar um novo logo, a sunburst de verde, amarelo e branco, que simboliza a energia dinâmica em todas as suas formas. Este é um sol chamado de Hélios como o deus grego do sol. O sol diferente de qualquer outra forma de energia, e simboliza a vida, a forma orgânica de um girassol para a maior fonte de energia.
Ao anunciar a mudança, a empresa disse que tinha decidido manter o nome de BP por causa de seu reconhecimento mundial e Hélios simbolizava novas aspirações para a empresa como melhores pessoas, melhores produtos, melhor imagem, além do petróleo (o atual slogan da empresa).


Como pode-se verificar ao longo no mesmo contexto de mudança de paradigma a empresa mudou seu slogan, alegando a mudança  para melhor representatividade da "nova cara" da empresa. Na verdade, é notório que a modificação feita foi para atração do mercado consumidor, que estaria preocupado com a preservação ambiental.

Resumindo: O novo logo da BP funciona apenas como recurso propagandístico, acompanhando os interesses do consumidor, para atração do mesmo.



Nas próximas postagens serão abordadas as consequências do acidente e a relação BP/ Meio ambiente.

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