Muitas foram as conseqüências do vazamento de petróleo dentre elas, a mortandade dos ecossistemas presentes na região, principalmente marinhos, o que afetou diretamente na pesca do local e no preço dos produtos vindos do mar e o turismo da região. Vale ressaltar que a região afetada é uma área belíssima e que explora muito a atividade do turismo. Ela não só limita-se a América Central, mas também o sul dos Estados Unidos. Os turistas dessas regiões, amedrontados, prefiram reprogramar suas férias para outros locais, evitando o contado com a região afetada pelo acidente.
Segundo Dan Rowe, presidente do Convention Visitors Bureau, que coordena a área de turismo da cidade, no mês de junho - o último com dados disponíveis - a arrecadação de taxas pagas pelos hóspedes por cada diária nos hotéis de Panama City, que costumava aumentar ano a ano, foi 3,1% menor do que a do mesmo mês do ano passado.
"Tivemos de lutar contra a percepção dos turistas de que a praia foi afetada. Isso foi um problema maior do que o vazamento de petróleo em si". Dan Rowe. G1.com.br 25/08/10.
"Turismo no Golfo pode perder US$ 22,7 bilhões devido a vazamento." G1.com.br em 22/07/2010.Tendo em vista a problemática ocasionada por esse vazamento e os milhares de ecossistemas danificados, e que o turismo na região é dado principalmente pela beleza natural do local é através da preservação do mesmo, pode-se concluir que a frase de Dan Rowe foi dita equivocadamente. Pois a raiz do problema não está no fato dos turistas deixarem de ir às praias, e sim na biodiversidade destruída e completamente comprometida ainda por muitos anos. No início de julho, as águas da região foram fechadas para a pesca, impossibilitando a ida dos barcos para águas profundas e afetando não só o negócio de aluguel de barcos, mas o próprio suprimento de frutos do mar que, se não ficaram em falta, tiveram seus preços aumentados nos restaurantes locais. O vazamento, no entanto, afetou até mesmo a quantidade de embarcações recreativas disponíveis, já que a petroleira BP alugou barcos de marinas da região para auxiliar nos trabalhos de limpeza da mancha de óleo. Além disso, o fechamento das águas federais criou desconfiança a respeito da segurança e qualidade dos frutos do mar da região, afastando a clientela dos restaurantes locais.
"Muitas pessoas ficaram com medo de comer frutos do mar". Mike Bennett, proprietário do hotel e restaurante Sea Haven. G1.globo.com. 25/08/10
Exemplificando a queda de consumo de animais marinhos na região, nos meses do verão no hemisfério norte, o restaurante Captain Anderson's, um dos mais freqüentados do noroeste da Flórida, costumava servir até dois mil clientes por noite. Após o derramamento de óleo, o movimento noturno poucas vezes passou de 1,7 mil pessoas, uma queda de 300 clientes. A menor clientela reflete o menor fluxo de turistas após o vazamento de petróleo que, desde abril, despejou cerca de cinco milhões de barris na Costa do Golfo do México. Estudiosos afirmam que esse foi o pior verão dos últimos vinte anos.
“A companhia petrolífera britânica gastou US$ 1 milhão (784,6 mil euro) por semana em anúncios de rádio e televisão após a explosão em abril da plataforma Deepwater Horizon, que causou o vazamento de petróleo no Golfo do México, segundo o jornal britânico - The Sunday Telegraph-”. G1.globo.com 29/08/10.
A empresa já gastou já gastou 93 milhões somente em propagandas após o desastre, o que significa que ela esá realmente interessada em limpar sua imagem com seus investidores.
O custo do vazamento já alcançou 11,2 bilhões de dólares.
A british Petroleum anunciou um prejúizo histórico, afirmando que desde abril já perdeu 40% do seu valor.
Será mesmo que a BP realmente está interessada em corrigir os danos provocados?
Por que ao invés de ela investir maciçamente em propagandas, não fechou logo o poço se ela é tão interessada em preservar o meio ambiente ?
Acredito que o prejuízo que ela levou não pagaria o dano ambiental provocado, a morte de ecossistemas ali presentes, a perda da biodiversidade local, as pessoas que viviam do sustento daquele lugar perdeu sua forma de sobrevivência.
Somente no dia 20 de setembro foi anunciado pelo empresa o fechamento do poço.
O custo do vazamento já alcançou 11,2 bilhões de dólares.
A british Petroleum anunciou um prejúizo histórico, afirmando que desde abril já perdeu 40% do seu valor.
BP anuncia prejuízo de US$ 17 bilhões no 2º trimestre
Será mesmo que a BP realmente está interessada em corrigir os danos provocados?
Por que ao invés de ela investir maciçamente em propagandas, não fechou logo o poço se ela é tão interessada em preservar o meio ambiente ?
Acredito que o prejuízo que ela levou não pagaria o dano ambiental provocado, a morte de ecossistemas ali presentes, a perda da biodiversidade local, as pessoas que viviam do sustento daquele lugar perdeu sua forma de sobrevivência.
Somente no dia 20 de setembro foi anunciado pelo empresa o fechamento do poço.
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