segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Do título

Missão do blog: desmascarar as falsas máscaras verdes.
Este blog foi criado com intuito de promover reflexões sobre assuntos atuais relacionados ao meio ambiente.

A princípio nossa temática será o uso do slogan verde por empresas que nem sempre são realmente "verdes". Serão apresentados matérias sobre o assunto, e também como que a mídia tem tratado este tema, além de curiosidades.

É interressante reparar em quantos comerciais vemos hoje mostrando ações de empresas para preservar o meio ambiente.
Isso se deu após a ECO-92  em que o Rio de Janeiro foi palco da Conferência
das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a fim de estabelecer medidas para a preservação da biodiversidade. Consequentemente, a concepção de muitas pessoas mudou e passaram a se preocupar mais com o que consumiam. Para atender essa demana, muitas empresas passaram a vestir essa camisa, investindo em novas formas de produção, não somente, mas também em comerciais entre outros meios propagandísdicos para mostrar sua nova preocupação.

Sabe-se que existem muitas empresas sérias e que se interessam firmimente em praticar o desenvolvimento sustentavel. Mas também existem outras que só usam essa imagem como meio de artiulação e conquista de mercado, o que não deixa de ser uma máscara verde.

Esse será nosso alvo de debate e discussão.


CURIOSIDADE:
Vale lembrar que os rumores de questionamentos sobre o do modo de vida contemporâneo surgiram na década de 70, juntamente com as idéias de sustentabilidade e educação  ambiental.  Foi a partir daí que o Brasil começou a adotar essas idéias, quando participou da Conferência de Estocolmo (1972).

Nenhum comentário:

Postar um comentário