domingo, 10 de outubro de 2010

British Petroleum e o Golfo do México

Na imagem há uma caveira representando a morte com umaem que estáo escudo da BP mostrando a indignação com o acidente ocorrido, dizendo "Você matou nosso Golfo, nossa forma de vida."
British Pretoleum é uma empresa britânica que trabalha na área de produção de energia, inclusive por meio da exploração de combustíveis fósseis e que ganhou olhares do mundo todo no início desse ano.
No dia 20 de abriu de 2010 houve um acidente no Golfo do México na plataforma da empresa, o que provocou um derramamento de petróleo ininterrupto e que pode durar meses.

"Quando a plataforma Deepwater Horizon pegou fogo, um sistema automático deveria ter fechado imediatamente uma válvula no fundo do mar. Deveria, mas não fechou. O equipamento de emergência falhou e, quando a plataforma afundou, dois dias depois, a tampa do poço ficou aberta. (...) Bastaria girar a válvula e o poço ficaria fechado para sempre. Mas o equipamento está a mais de 1,5 mil metros de profundidade. "Vazamento de petróleo desafia a tecnologia no Golfo do México. 02/05/2010

Como resultado desse episódio, tem se visto o grande impacto causado nos ecossistemas presentes nas proximidades da macha de óleo, como o marisma.
Em uma reportagem exibida no programa Fantástico da rede Globo de televisão, o repórter Rodrigo Álvares sobrevoa a costa do México acompanhado do Biólogo Robert D. O biólogo afirma que a maior preocupação não é mensurar de imediato o impacto, mas analisar o que está acontecendo no começo na cadeia alimentar debaixo dessas águas. A vegetação presente na área depois se torna sedimentos e fonte de energia para toda a cadeia. Acabando com o sopé da mesma, todo o ecossistema criado em cima desta está seriamente comprometido.







No site oficial da empresa há dados numéricos sobre o vazamento e repostas com detalhes, mapas, fotos e vídeos acerca do assunto que são atualizados diariamente
“Na BP, temos tido a responsabilidade pela limpeza do Golfo. Nós também nos comprometemos em manter as pessoas informadas.
Nós comprometemo-nos em fazer tudo o que pudermos fazer (...), trabalhando enquanto for preciso (...). ” British Petroleum,2010.

Tendo em vista que a BP afirma ser a favor do meio ambiente e investir maciçamente em formas de produção de energia sustentáveis, serão objetos de estudo e análise a história do login da mesma, sua relação com o meio ambiente e as consequências do estrago feito no Golfo do México, a fim de exclarescer as reais intenções da empresa britânica com o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário