Pode-se observar como estas têm se adequado no novo paradigma ambiental que nasceu na sociedade nos últimos tempos. É interessante como a maior parte das empresas no âmbito mundial, apropriaram-se deste novo discurso de meio ambiente para conquista de mercado consumidor.
Esses consumidores modificaram um pouco a sua forma de pensar em relação as questões ambientais e passaram a exigir das empresas a responsabilidade com estas, e isso se deu como um reflexo da ECO-92. A parir dos anos 2000, as questões ambientais se popularizaram, ganharam maior espaço na mídia e maior importância na sociedade. Começou-se a discutir com mais freqüência, problemas como o aquecimento global, o buraco na camada de ozônio, o desmatamento e a emissão de gases poluentes, que colocavam, e continuam colocando em risco o futuro do planeta.
Houve uma mudança de paradigma pela força ética na hora da compra, e um aumento dos consumidores conscientes, principalmente de classe média, que passaram a exigir das empresas que não só respeitassem os parâmetros legais de preservação, mas também, que tivessem algum diferencial na questão ambiental.
As multinacionais passaram a usar novos logos e slogans apelando para as questões ambientais. Por exemplo, a BP mudou sua propaganda para melhorar sua imagem perante o público, tentando assumir um papel de empresa envolvida com a sustentabilidade e com o meio ambiente.
A sociedade deve tomar muito cuidado com essas supostas preocupações ambientais que as empresas dizem ter e também com as verdadeiras intenções das mesmas. Vale relembrar que o mundo é regido por um sistema capitalista de produção e desta forma o lucro é a coisa mais desejada por qualquer indústria, assim não há limites para alcançar esse objetivo.
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